• CF Moto | Portugal

EXPOMOTO REVELA NOVIDADES CFMOTO



Após dois anos de jejum forçado por força de uma pandemia que deixou o Mundo em stand-by, as motos estão de volta aos salões com acrescida expetativa e redobrado entusiasmo. Na Exponor, de 5 a 8 de maio, a Expomoto mostra as novidades para 2022, com destaque para as estreias protagonizadas pelas marcas comercializadas pela Puretech Motor.


Bem no coração da 25.ª Feira de Motos, Acessórios e Equipamentos, no stand C03 do pavilhão 4, a CFMOTO revela em posição de natural destaque a 800MT na versão Sport. A trail do momento, grande animadora do segmento de referência no mercado nacional, faz a primeira aparição ao grande público, numa altura em que chegaram a Portugal apenas umas poucas unidades. O que vem aumentando o apetite para uma máquina equipada com o motor de dois cilindros paralelos de 799 cc, versão revista e modernizada do bloco originário da KTM, capaz de debitar 95 cavalos de potência, controlados por dois modos de condução. A eletrónica é, aliás, um dos fortes trunfos da 800MT, tanto na versão Sport como na Touring com rodas raiadas, incluindo acelerador eletrónico Bosch, cruise-control ou cornering ABS, colocando o nível de equipamento num patamar muito elevado. Para o que contribui ainda o painel TFT de 7 polegadas, o maior no segmento, ou iluminação ‘full LED’, além dos diversos ‘extras’ que surgem montados de série: descanso central, proteção tubular dianteira, proteção do cárter ou os suportes das malas laterais, ‘top-case’ ou as tomadas USB e de 12V.


Entre o turismo e a filosofia desportiva


Mas há muito mais para ver nos 108 metros quadrados da marca chinesa, como as renovadas 650GT e 650MT (com o tão aguardado painel TFT), a desportiva 300SR, evocativa da ligação da CFMOTO ao Mundial de Moto3, ou a profundamente revista naked 300NK. E há também as clássicas 700CL-X, em família que cresceu com a chegada do segundo elemento.



Depois da confortável e contemplativa Heritage, a estimulante versão Sport desembarca em Portugal, sobressaindo pela riqueza da ficha técnica. Partindo de base idêntica à Heritage, as diferenças vão muito além dos avanços em posição rebaixada que substituem o convencional guiador da irmã. Desde logo pela adoção de uma forqueta invertida da KYB, com regulação em pré-carga, compressão e extensão e um curso de 150 mm. Maior rigidez do trem dianteiro, bem necessária quando se tira todo o partido da travagem entregue a dois discos de 300 mm de diâmetro, mordidos pelas pinças topo-de-gama Brembo Stylema, de 4 pistões e fixação radial. Filosofia desportiva que se prolonga da posição de condução ao amortecimento posterior, entregue a um sistema cantilever com braço oscilante em alumínio e monoamortecedor KYB, ajustável em pré-carga e compressão.



Desportivo é também o SSV ZFORCE 1000 Sport, ponta-de-lança de uma completíssima gama de 4 rodas que lidera o mercado nacional, acompanhado, na mostra organizada pela Expo Salão, pelos ATV CFORCE 625 Touring, 520L e pelo majestoso CFORCE 1000XC Overland, com acessórios originais à medida das maiores aventuras.