top of page
  • CF Moto | Portugal

CF Moto 650 GT - Turismo Inteligente



Prova irrefutável que o universo turístico pode ser acessível, a CF Moto 650 GT é lufada de ar fresco em segmento adormecido, o das estradistas de média cilindrada, agora largamente superado pelas trails intermédias e modelos de filosofia crossover. Fortemente inspirada na conhecida 650 MT – que ganha nova versão Adventure – esta viajante distingue-se, desde o primeiro momento, por linhas mais consentâneas para quem pretende comer quilómetros com conforto e boa proteção aerodinâmica, com banco de bom recorte oferecedor de posição descontraída para as pernas, sem estarem excessivamente dobradas, e costas apenas ligeiramente descaídas sobre a dianteira. Posição de condução que, embora possa parecer menos confortável face a uma trail nas deslocações mais curtas, acaba por revelar-se boa ajuda quando a viagem cresce. Perfil de imagem e polivalência enriquecida com a colocação de malas laterais, equipamento de série para o mercado nacional, e onde não falta um ecrã facilmente regulável em altura para acrescida proteção ao tronco e à cabeça do condutor.


Nível de imagem, acabamentos e equipamento com pormenores surpreendentes, como os Continental ContiRoadAttack 2, pneus montados de série e bem superiores ao equipamento de origem utilizado por muitas máquinas japonesas da mesma cilindrada, permitindo confiança acrescida. E que, com 180 mm de largura no eixo traseiro garantem estabilidade reforçada em apoio, mesmo com passageiro e carga a bordo, apenas notando-se uma ligeiramente maior resistência nas viragens mais rápidas. Mas, respeitando a filosofia GT, nada que limite utilização mais aguerrida, onde também a travagem consegue mesclar a potência oferecida pelos dois discos e tubagens reforçadas com malha de aço com a enorme progressividade. Dupla personalidade patente ainda na existência de dois modos de condução, com mapas de motor para utilização mais desportiva (Sport) ou turística (Touring) que, juntamente com as mudanças na entrega da potência, ficam evidentes pela mudança operada no layout do painel TFT. Que além da velocidade e rotação do motor, oferece boa leitura dos conta-quilómetros total e parcial, bem como do nível de gasolina, relógio, temperatura do líquido de refrigeração e até da velocidade engrenada, sendo ajustável em 7 níveis de iluminação.


Nova para 2019 é também a versão Adventure da CF Moto 650 MT, com os 500 euros a mais sobre a versão base (7490 €) plenamente justificados pelas proteções inferior e superior do motor, com tubos pintados de negro, e proteções de punhos em acrílico reforçando a proteção aerodinâmica proporcionada pelo ecrã ajustável, ao desviar o vento do tronco e da cabeça do condutor. Quanto às malas e respetivo suporte são de série, tal como na MT normal (6990 €), em modelo equipado com suspensão dianteira invertida, muito confortável mas que, em condução mais empenhada, revela filosofia turística, afundando nas travagens mais fortes. Comportamento que é minimizado pela enorme progressividade do conjunto fornecido pela especialista espanhola J. Juan, com duplo disco de generoso diâmetro.


Fonte: AutoFoco

bottom of page